Conheça alguns fatores que influenciam no valor de venda do seu automóvel

Conheça alguns fatores que influenciam no valor de venda do seu automóvel

BA8AB8D738BFD280F152EA828E3211Quando estamos interessados em um determinado veículo geralmente buscamos informações também sobre a sua revenda, como se o veículo possuí uma alta desvalorização ou se ele costuma demorar para ser vendido.

Mas, como nós estamos familiarizados, após retirarmos o veículo da concessionária ou do estacionamento e o seu valor já “recebe” uma desvalorização. Por isso listamos alguns fatores que acabam influenciando no valor da revenda do veículo, são fatores pequenos, mas que acabam influenciando muito no valor final e na desvalorização do seu veículo. Confira.

Marca e Modelo

O modelo do veículo é o principal “influenciador” da desvalorização do automóvel. Desde a marca até o modelo.

Uma marca desconhecida poderá resultar em uma revenda mais difícil e uma marca que costuma alterar constantemente os modelos de suas fabricações também reduz o valor de revenda, pois o modelo se torna “antigo”. O modelo influencia diretamente no valor, caso o novo modelo ou a sequência de modelos altere diversas características do veículo isso resultará em uma depreciação ainda maior.

Um exemplo é um veículo que sofre uma modificação significativa nos faróis e nos painéis, otimizando os sistemas internos e de iluminação do veículo. Externamente não parece uma mudança muito significativa, porém quando observamos as características internas percebemos que o novo modelo é muito mais completo do que o anterior.

Conservação e Manutenção

O estado e o ano do veículo são outros fatores que influenciam na depreciação do valor de revenda. Veículos com uma conservação ruim, com riscos aparentes e peças danificadas acabam tendo um tempo maior para a revenda e desvalorização do automóvel. Além disso, o proprietário poderá ter gastos extras com funilaria e pintura antes da venda.

A manutenção é outro fator considerável, pois quanto mais velho for o veículo teoricamente teremos mais gastos com manutenção e para a própria conservação do automóvel. Esses gastos são atribuídos pelo comprador e diminuem o valor (ou poder) de compra. Portanto, busque sempre conservar o seu veículo e realizar as manutenções periódicas marcadas pelas concessionárias. Isso conta como um ponto positivo na hora da revenda pela integridade do automóvel.

Veículos Blindados

Carros blindados costumam alterar totalmente a aerodinâmica do veículo, deixam o automóvel mais pesado e com manutenções mais recorrentes. Além disso, costumam ser veículos de empresas e com rodagens altas afetando totalmente o valor de compra e de revenda.

Outro fator importante é o valor do seguro, pois veículos blindados rotineiramente possuem valor de seguro mais elevado. Muitas vezes adquirir um veículo blindado por um valor mais baixo do que o preço normal pode se tornar uma grande dor de cabeça, especialmente quando você for vendê-lo.

Cor

Automóveis com cores chamativas costumam ter uma revenda mais baixa do que com cores neutras, como branco, preto e o tradicional prata. Porém, dependendo do modelo, outras cores podem ter uma maior aceitação, como o vermelho e até o azul. Isso ocorre por que estamos familiarizados com as cores mais “neutras” nos automóveis.

Cores diferentes e mais gritantes costumam afetar o tempo de revenda do veículo, pois geralmente não estão no gosto padrão do brasileiro. Isso pode afetar o valor da revenda, pois o vendedor para ter maior agilidade na negociação aceita abaixar o valor do seu veículo.

Itens e Acessórios

Os itens “opcionais” garantem uma revenda mais rápida e com um valor mais elevado, pois muitas vezes os consumidores preferem adquirir um modelo mais antigo ou até mesmo pagar um valor mais alto, mas possuir um conforto maior. Itens como ar condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos estão se tornando cada vez mais “obrigatórios” para o consumidor brasileiro.

Acessórios para o veículo como travas de proteção e até mesmo pneus novos geram uma valorização maior, pois apresentação vantagens e benefícios do que um carro sem itens opcionais.

Curta e compartilhe essa matéria!

A Gropelo Corretora de Seguros está no mercado a mais de 20 anos e conta com ampla experiencia no mercado atuando em Jundiaí e região com qualidade, agilidade e atendimento que nossos clientes merecem.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*